Vivere in Itália parlare Italiano


Olá minha Gente Querida....
Eu penso, que um dos maiores desafios de uma pessoas quando entra em um outro país é o idioma. Por mais, que você estude por anos, paga cursos ou faça de graça, nada se compara com o primeiro contato no país de origem do idioma estudado...
A primeira vez que eu cheguei em Amsterdan não me assutei tanto com o inglês, penso que é pelo fato, de o Brasil viver a moda do americanismo, tudo nas vitrines, televisão, filmes ou até mesmo em cartoons você se depara com a língua inglesa...Sim sim, confesso que há uma diferença notável entre o inglês falado na Inglaterra com o inglês falado nos EUA, mas, no fundo, no fundo você tem a capacidade de entender e compreender o que a pessoa está lhe falando...
Bom, com o italiano foi um pouco diferente, a primeira vez que estive aqui na Itália tive um choque de cultura e de idioma, que não esperava; Juro que nos 3 primeiros dias, eu estava como se fosse um rádio fora da sintonia, eu escultava, reconhecia as palavras mas não entendia e não conseguia pronunciar se quer nenhuma palavra, foi terrível, a pior sensação que tive em minha vida. É como se você fosse mudo mesmo sabendo falar.
Mas, agora você me endaga... Você não fez curso, não sabia falar: eis que te respondo: - Fiz dois anos de curso de Italiano, mas quando você não pratica é igual o inglês, se esquece das palavras mais simples. Depois que comecei a namorar meu marido, ele me ajudou muito, foi meu professor em tempo integral, mas mesmo assim, o choque foi inevitável.
Quando chegou dezembro de 2011, estava com malas prontas, caderno e dicionário dentro da mala, pensei nesta vez vou preparada, fiquei o dezembro e janeiro interio sozinha em casa, meu marido ia trabalhar e eu ficava sozinha só assistindo tv ou melhor dizendo THE SIMPSON em italiano. Você não fazem idéia o quanto eu aprendi, o meu ouvido ficou mais aguçado para o italiano. Em dois meses eu entendia tudo claramente como se fosse português. Mas aí está o problema, eu não conversava, conversava muito pouco com meu marido, por que ele tinha intervalos curtos no trabalho, e quando você não fala, não pratica, não praticando não aprende.
Um certo dia, quando meu marido chegou em casa eu disse: - Quero fazer curso de Italiano... Ele ficou um pouco triste, pois pensou que eu não queria aprender com ele, eu respondi: - Você me ensinou tudo que sei, sem você eu não tinha chegado aqui, mas preciso ter contato com outras pessoas, sentir a pronuncia do italiano vindo de outras pessoas, só assim falarei italiano o mas rápido possível.


Ele sorriu, e aceitou, pois viu que de fato era uma necessidade..Eis que fiz a matrícula no curso, 2 vezes por semana, toda a manhã. Chegou o dia marcado, já sabia onde era a escola, estava feliz igual uma criança que vá pela primeira vez a escola, mas ao mesmo tempo estava nervosa, era primeira vez depois de 2 meses que começava a ter vida social, a falar com outras pessoas, estava precoupada que as pessoas não gostasse de mim, como seria?? estas e outras perguntas rondavam minha cabeça...
Rsrsrsrs, quando chegou a sexta-feira, acordei cedo, troquei de roupa, tomei café, peguei o meu caderno e fui, 10min depois cheguei a escola. Sentei na cadeira e fiquei esperando, olhei para o relógio 9:25 hummm bom 5 min adiantada, até aquele momento não tinha chegado ninguém, pensei será que vim no dia errado, ao terminar este pensamento entra uma moça sinegalesa, timidamente me comprimenta...Sucessivamente chega outros alunos e com uns minutos de atraso chega a prof. Clara, uma senhora com estatura de 1.55 m uns 50 anos, 30 de magistério e usando um óculos na ponta do nariz. Uma senhora tranquila, muito anteciosa e simpática; Me apresentou para a turma, e foi minha primeira apresentação de cerca de 3 min falando em italiano, estava nervosa mas ao mesmo tempo feliz.
Já se passou 1 mês de aula, aprendi muito, estou melhorando minha escrita, pronuncia e principalmente a fala. Mas, o que realmente me agrada no curso é a possibilidade de conhecer pessoas de várias nacionalidades e suas histórias de vida. Quando a gente vê um imigrante em um outro país, a primeira coisa que nos passa pela cabeça é que, este deixou o seu país em busca de uma vida financeira melhor..Bom, descobri que nem todos as histórias são iguais; No curso, estou tendo a possibilidade de conhecer pessoas, da Argélia, Marrocos, Tunísia, Senegal, Russia e do Brasil.
Neste curso estou aprendendo muito mais que um novo idioma, estou aprendendo que o nosso país é maravilhoso e que nenhum lugar do mundo pode substituir o nosso Lar...
Nos próximos posts, quero ter o prazer de compartilhar histórias belíssima dos meus novos colegas de classe...Há antes que eu esqueça, e também continuarei contando sobre lugares belíssimos da italia...

Imagine: é a foto de um tunisiano que acabou de receber o seu permesso di soggiorno. Esta é a nova face da Itália.


Bjocas povo até mais fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Comentários

Postagens mais visitadas