História de Minha Família - Era um vez um GIRARDI...



Famiglia Girardi - Brasile

Há 130 atrás, um certo navio de nome ainda não conhecido, atracou em portos brasileiros, trazendo milhares de imigrantes italianos, fugidos da fome, guerra e de muitos outros motivos que só eles mesmo, poderiam saber. Destes italianos, uma família em especial para mim, desembarcou o senhor Valentin Girardi e sua esposa Ana Girardi, trazendo junto com eles seu primogênito e meu tataravô, João Girardi. Com apenas 12 anos, desembarcou numa terra nova e desconhecida, um idioma antes nunca ouvido, um país que recém estava tomando formas, mais que já mostrava traços, que no futuro não muito distante seria país próspero.Emigrou para o Brasil em 1893, estabelecendo-se com eles em Nova Araçá. Em Nova Araçá casou-se com Rozita Girardi, com quem teve um filho Valentin Girardi. Rozita faleceu em Nova Araçá. João Girardi casou-se novamente, com Maria Pauletti, que veio da Itália na mesma imigração, com quem teve 11 filhos. João Girardi casou-se novamente mais duas vezes, mais não deixou filhos com estas mulheres. Em 1923, a 77 anos atrás, com 42 anos de idade, juntamente com sua família veio para Barracão para se instalar na localidade de Linha Paiol Grande.
Os 12 filhos deram-lhes 115 netos, assim enumerados: Valentin Girardi deu-lhe 26 netos de 4 casamentos; Emílio teve 4 filhos; Joana 09; Antônio 14; Ângela 07; Clementina 07; Rosa 10; Cecília 12; Pedro 11; Etelvino 07; Giselda 08 e a filha Maria Girardi que não teve filhos.
No dia 26 de setembro de 1951, João Girardi realizou seu quarto casamento. Nada especial esta data se não fosse também realizado o terceiro casamento do seu primogênito Valentin e o casamento da neta Ermelinda, filha de Valentin. Juntamente com a família, João Girardi construiu a primeira capelinha da Linha Paiol Grande, por volta de 1926.Faleceu no dia 29 de abril de 1956 na casa do seu filho Antônio. Descendentes da prole de João Girardi são numerosos em nosso Município, constituindo-se numa das maiores famílias. Seus descendentes encontram-se espalhados por muitos lugares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ci sono 130 fa un certo nome della nave non è noto, ancorata nei porti brasiliani, portando migliaia di immigrati italiani, che fuggono la fame, la guerra e molti altri motivi che solo loro potevano conoscere. Di questi famiglia italiana in uno speciale per me, il signor Valentin atterrato Girardi Girardi e sua moglie Ana, portando con sé il loro figlio maggiore e il mio bisnonno, Giovanni Girardi. A soli 12 anni, sbarcato una terra nuova e sconosciuta, un linguaggio mai sentito prima, un paese che stava prendendo forme nuove, ma hanno già mostrato i tratti che in un futuro non troppo lontano sarebbe próspero.Emigrou paese in Brasile nel 1893, stabilendo con loro a New Araçá. A New Araçá sposato Rozita Girardi, che aveva un figlio Valentin Girardi. Rozita morto a New Araçá. Girardi Giovanni si risposò, a Maria Paulette, che è venuto dall 'Italia nella stessa materia di immigrazione e avevano 11 figli. Giovanni Girardi risposata altre due volte, non lasciare più i bambini con queste donne. Nel 1923, 77 anni fa, con 42 anni di età, con la sua famiglia venne a stabilirsi nel Capannone posizione Barn Row Grande. I bambini li ha 12 nipoti 115, di seguito dettagliati: Valentin Girardi gli ha dato 26 nipoti, 4 matrimoni, Emilio ebbe quattro figli, Jane 09, Anthony 14, Angela 07, Clementina 07, Rosa 10, Cecilia 12, Pietro 11; Etelvino 07, 08 Giselda Maria Girardi e figlia che non aveva figli. Il 26 settembre 1951, Giovanni Girardi ha fatto il suo quarto matrimonio. Niente di speciale questa data, se non fosse anche tenuto il terzo matrimonio del figlio primogenito Valentin Ermelinda e il matrimonio di sua nipote, figlia di Valentin. Insieme alla famiglia, Giovanni Girardi costruito il primo Barn grande linea cappella, circa 1926.Faleceu il 29 aprile 1956 presso la casa di suo figlio Antonio. Discendenti dei figli Giovanni Girardi sono numerosi nel nostro Comune, essendo una delle più grandi famiglie. I loro discendenti sono sparsi in molti luoghi del Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Questa è mia Famiglia, italiani che hanno avuto il coraggio di venire in Brasile.



Piace...

Prazer e obrigado pela visita...

Bjus até mais....


Comentários

  1. Meu nome é Eliseu, sou filho de adelaide´, filha do antonio girardi e joão(néi) filho de joana girardi marques, e você quem é ? filiação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Eliseu, desculpa o ritardo di sua risposta, BOM para eu poder te responder e assim nós nos ajudar, teria como vc colocar em ordem sua arvore, pois do modo q vc escreveu estou um pouco perdida, scriva di binonni, nonni, mamma, e por ultimo il tuo nome...POis penso q vc se confundiu... pois ,minha familia é Valentin Girardi, Joao Girardi, Valentin Girardi e mio nonno Antonio Girardi doppo vieni mia mamma e por ultimo io.. ok

      Excluir
    2. Boa noite, meu nome é Joao,possuo uma amiga descendente da família Girardi, o nome dele é Isaías Girardi, poderia me formar como o nome ficou após a vinda para o Brasil?

      Excluir
    3. Olá, minha avó Amabile é filha de Ana Girardi. Tenho o nome do navio que chegou ao porto de Santos acompanhada com seus pais e irmãos, tenho numenú do passaporte de cada um.

      Excluir
    4. Nossa! Não imaginava que a famifam fosse tão numerosa!!!
      Nas minhas investigações minha família veio de Pádua,navio Colombo.se tiverem mais interessante aí vai meu novo e-mail. elizabetemaria2910@gmail.com será um enorme prazer trocarmos informações, tenho fotos e documentos do museu do imigrante. Minha noninha veio com os pais e mais 8 irmãos, o mais novo de nome Antônio tinha apenas meses de idade e minha noninha Ana apenas11. O pai dela chamava-se Giuseppe Girardi e a mãe Páscoa Girardi

      Excluir
  2. Bom, vou tentar melhorar as informações.Eu, minha mãe Adelaide,filha de Antonio girardi,( irmão de Valentim, Pedro, Clementina, etc.), meu bisa João girardi( chamado de nono).Meu bisa João faleceu na casa do meu avô Antonio no Paiol Grande, como vc falou.Meu pai Joao Marques é filho da Joana, irmã do meu avô(falecido) Antonio girardi, portanto meu pai e minha mãe são primos, se é que me entendeu?!?, é isso...Até + abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bom dia, ops desculpa por mais este ritardo kkkk Bom doppo di ler com calma sua resposta e olhar com muita calma a arvore da Familia, posso dizer q fomos parentes da Parte de seu João Girardi, vou te explicar com calma: João Girardi é meu tataravó no teu caso é bisavó, é neste momento q se divide as famílias, sou bisneta de Valentim Girardi seu primogênito(filho de Rozita Girardi q morre cedo 1º casamento de Valentim), doppo ele se soposa una altra volta onde teve 11 filhos que dá origem a sua familia. Meu bisavô VALENTIN GIRARDI teve 26 filhos de 4 casamentos, meu Avô se chama Antonio Girardi, filho de Valentin Girardi do 1º casamento..
      Minha Família se segui da seguinte ordem JOÃO GIRARDI( meu tataravó e seu Bisavô) depois vem Valentim Girardi( meu Bisavô que é irmão paterno do seu avô) depois vem Antônio Girardi ( meu avô, que teoricamente é primo de sua Mae Adelia)e por ultimo vem minha Mae Zeni Girardi Filha de Antonio Girardi ( que teoricamente é sua prima)eu sou a 5º geração vc é da 4º, desculpa meu pensamento, mas penso q vc deve ter + ou - a idade de minha Mae tra 45 e 55, para vc tenho uma boa Notícia vc ainda tem direito a cittadania Italia, eu não posso piu, pois aki na iTalia ele me disseram q sou muito longe p comprovar a origem, encontrei a cidade de origem do nostro João Girardi...
      Outra coisa qdo eu comecei a procurar minha Familia (origem e raizes)minha mãe me dizia q conhecia pouco a Familia no Rio Grande do sul, mas se lembrava de duas primas d quem ela dizia sempre o nome, mas eu nao lembro os nomes, tanto q foi uma dessas prima q Trabalha na Prefeitura de Lagoa vermelha q me enviou uma carta c a Historia e a arvore da familia, eu conheci um dos primos de minha Mãe q teoricamente deve ser seu primo tbém se chama Reinaldo Girardi q vive em Barracão - RS e tem uma loja de Informática... Espera q desta vez conseguir ser clara rsrsrsrs, é pq sao tantos nomes q dá um nó na kbça :D Bom Prazer SOu Gabrieli sem Girardi(meu pai errou e colocou os dois sobrenomes dele) kkk sua prima de secondo grado ok... Tenha um com dia.

      Excluir
  3. Olá! Sou Tataraneto de João Girardi e Maria Pauletti, Minha bisavó era Cecília Girardi... e meus dois avós filhos dela, são Severino Girardi da Rosa e Máximo Girardi (irmãos). A anos busco informações desta linha da família mas não consigo... Gostaria de ver se tu tem algumas informações q poderia compartilhar... Em 2008 estive visitando Barracão e estive em Paiol Grande, visitei tumulo deles, e onde existia a casa deles (João e Maria)...
    Gostaria de saber se poderia compartilhar comigo a história deles, e todas as informações que puder, cópia de documentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá buongiorno Adilson, fiquei muito contente de sua Historia, pois vc foi o primeiro penso q depois de me a ter a vontande e o desejo de conhecer bem a nossa historia.Quando eu escrivi a nossa historia, ou parte da historia dos GIRARDI's no blog não imaginava que saria procurada; alguns meses atras uma rapaz do RIO Grande do SUl tbém me escreveu e depois decobri q ele é primo de 2º minha mãe por parte nonno pois, sou segura que ele deve ser ou um teu primo ou tio não sei dizer pois ele é neto de Clementina irmã de sua Trinonna Cecilia. Bom, alguns anos atras eu recebi uma carta de uma prima da minha mãe que mora em Lagoa vermelha e que trabalhava na prefeitura, onde contava a historia e tinha a arvore da familia. Foi aí que comecei a procurar os documento. Para voce entender um pouquinho, somos descendentes do mesmo João, mas de familias separadas, sou tataraneta do primeiro casamento com Rozita ha que teve o seu primogenito e unico filho daquele casamento Valentin. Um Prof de Italiano me aconselhou na epoca de começar com os documentos mais faceis EX: NAsc. Meu / NAsc. e Casam. Mamma/ NAsc. CAsam. e Obito( se é vivo nao precisa)Nonno. até aí é facil, deste punto começa a ficar dificl, eu tenho só fotocopias dos documento do meu Bisavó Valentin Girardi(QUE NÃO É VALIDO, PRECISA SER ORIGINAL PARA A TRADUÇÃO), que ate este punto nenhum dos meus documento servem p ti, o unico documento que serve para nós dois, é de casamente e obito de João Girardi, o de nasc esta na Italia, aí que estava a parte dificil para mim, eu entrei em contato com o consulato Italiano em Po.A e me deram uma lista de cartorios para pesquisar, mas me disseram que muito dificil pois alguns anos atras só existia documento na Igreja, entao o mais seguro é voltara Paiol Grande ir na Igreja mas velha e pedir para o Padre copias do documento de casamento e Obito( QUERO QUE VC ENTENDA, EU PAREI NESTE PUNTO NOS DOCUMENTO, POIS EU NAO TINHA POSSIBILIADADE DE IR PARA O RIO GRANDE DO SUL)em palavras pequenas, o unico documento que serve tanto p mim como p ti e é o que eu nao tenho em mãos, são os do senhor João. bom, depois de conseguir tudo original, deve levar em um tradutor juramentado, e levar no consulato italia a Po.A para validar, se vc quer ser muito citadino italiano, comece a meter a mao no bolso pois custa, e para conseguir o de nasc ou batezimo de pedir para o Padre aki na Italia, bom se vc conseguir estes documento de casamento e obito posso tentar conseguir o de Batezimos, pois eu moro a 50km da cidade de origem dos nossos Girardi's é uma cidade piccola di montagna, onde quase 100% é Girardi. Mas digo desde já, que não sará facil, pois qdo eu chegou pedir horas olhando os arquivos de guerra e religiosos para entrar o nosso Girardi, mas não conseguir e outro no ano passado quando o Monti o primo Ministro da Italia entrou no Governo mudou tudo até documento referente a cidadania, em parole povera, antes nao tinha limite de geração, agora é no máximo 4º pois, dizem que é dificil de comprovar a cidadania ( que sabemos muito bem q é errado, mas fazer o que) fui na Questura( policia do Estado) e levei os pouco documento que tinha só para fazer uma pesquisa e eles me disse que como eu era a 5º não tenho mas direito nenhum, caso contrario minha mae deve requerer a cidadania assim pois passar para mim. Não sei se minha palavras que ajudaram em algumas coisa ou se de nada serviram, mas o unico documento q te servia eu nao tenho :( mas te desejo boa sorte na procura.
      a presto
      buonagiornata

      Excluir
    2. Olá! Gabrieli, buongiorno...
      Agradeço muito pelas informações e por me responder rapidamente, na verdade, minha idéia é conhecer a história detalhada da nossa família, saber onde nasceram, qndo chegaram no Brasil, que navio vieram, onde desceram, o caminha que viveram no Brasil, e também achar alguém na Itália que tivesse parentesco... Minha idéia não é nem tanto conseguir cidadania, nem sei se tenho direito, e também é bem dificil conseguir toda documentação e acho q deve ser muito caro também... Eu quero mesmo é poder saber toda história deles, para qndo encontrar um GIRARDI, pode dizer de onde somos parentes... Mas sempre foi dificil achar alguma informação, foi primeira vez q realmente achei algo que mencionasse minha bisavó.
      Minha vontade de saber história de minha família (nossa) começou quanto estive em paiol grande, e lá pude visitar o túmulo do João e Maria, e coincidentemente, ao lado deles está sepultado meu outro Tataravô, Cesario, que é do outro lado de minha família. Vamos manter contato... Assim que eu puder, quero voltar para lá novamente, e ai sim vou tentar buscar todo tipo de informação que puder...
      Abraços.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Buongiorno
      Pode ter certeza, que nossa familia nao é apenas de origem colona ( agricultores) ou que sao pessoas q escaparam Italia com medo da fome. Aki na Italia praticamente todas as igreja tem um momerial dos cadutos na Guerra, tem a lista dos soldados e do inocentes q perderam a vida. E na cidade de nossa familia tem uma lista grande onde tem centinaia di Girardi's entre os soldados e inocentes. A nossa Familia aki na Italia sofreu muito, fortunato sao aqueles q foram p o Brasil, pois hj estao muito melhor q grande parte do Girardi`s aki, sao pouco os Girardi`s q receberam ajuda do governo e hj estao bem. Posso dizer q nossa familia é de origem de guerreiros. ;)

      Excluir
    5. Sou bisneta de Valdemar Girardi e neta de Adão da rosa Girardi

      Excluir
    6. O meu bisavô e vivo ainda é ele esteve no navio

      Excluir
  4. Vc tem a data que eles chegaram ao Brasil?? sabe que navio e porto desembarcara??? e de que cidade partiram?? qual nome da cidade ai na itália??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buonasera
      Conforme la lettere che io ho ricevuto della cugina di mia mamma, opsss....como eu esta dizendo, a carta q eu recebi dizia q eles chegaram 1882(99% de certeza) e diziam q chegavam da Vicenza - IT, mas chegando aki descobri que muitos deles diziam o nome da regiao e nao especificamente o nome da cidade. Buon di Vicenza nao sao pois já andei me informando, mas conheci uma cidade chamada Conco que é quase 100% Girard`s. Bom a nave é como encontrar uma agulha no palheiro, eu entrei em contatto com o porto de Santos e no Rio de Janeiro, nada encontrado. É dificil pois muitas vezes os navios faziam mais de uma parada, é facil de encontrar girardi's da mesma familia do nordeste ao sul do brasil e alguns a argentina. Eu provei de todas as lista existente, obs: sao pouco, pq muito arquivos antigo de porto forao deteriorados ou perdidos. Em Po.A eles me disseram p falar com SAntos; Santos e Rj como nao tinha encontrado nada dos pais do Sr. João Girardi ( obs: naquela época e como aconce ainda hj aki na italia as crianças nao tem passaport, o nome está escrito junto ao passaport da mae)depois entrei em contado com Minas Gerais, ali tem muito italiano da epoca do cafe, me faltou pesquisar na argentina.Quando for pesquisar sobre as listas tenha muita atençao, pois Valentin girardi é um nome comum, como giuseppe e francesco, e com sobrenome igual idem.
      Te desejo boa sorte

      Excluir
  5. Olá Gabrieli !
    Sou filha de Anísio Girardi, filho de Antonio Girardi, filho de João Girardi com Maria Pauletti. Nasci em Paiol Grande, na cidade de Barracão. Do casamento de nosso bisavô João, com Maria Pauletti ainda resta uma filha viva, a Giselda, que chamamos carinhosamente de "tia Dizerda", que mora até hoje na cidade de Barracão, no interior. Fiquei muito feliz por achar seu blog, pois sempre tive curiosidade de saber mais sobre nossos antepassados, fiquei muito emocionada quando li seu relato, pois parte das minhas raízes estão presentes nela. Nosso bisavô João Girardi está sepultado no cemitério de Paiol Grande, junto com meu avô Antônio e vários de seus irmãos...Te adicionei no facebook, me aceita por favor, pois podemos trocar mais informações importantes. Fraterno abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Ciao Gabrieli, mi ciamo Jaciano Eccher, ma anche ho in mio albero il cognome Girardi, "Giuliana e Maria Girardi"( tute due nati in Italia in Sover vicino a Trento, stato un gran piacere guardar tuo blog e resteria contento si tu avesse qualque informazione, guarda questo link di mio blog per sapere di più sopra mia albere genealògica: http://italiani-inbrasile.blogspot.com.br/p/famiglia.html

    ResponderExcluir
  7. Ola sou Silvino Girardi tenho 64 anos, sou filho de Angelo Girardi que nasceu em 1915 e meu avo se chamava Pedro Girardi, também procuro formar minha arvore genealógica gostaria de saber se meus antepassados tem alguma ligação direta com os da sua arvore.
    Desde já agradeço, gostei muito do seu blog e da sua história,

    ResponderExcluir
  8. Buongiorno Sig. Silviano Girardi,

    Io tinha analisado bem a arvore de minha famiglia, posso dizer que ligação direta con mia famiglia não tem,

    mas não podemos descartar, que muitas famiglia deixaram a italia e viam em grandes gruppos, è normal que algumas

    chegando no Brasil se separaram; pode ser che e seu nonno seja parente de meu tataravô, pq teu padre è de 1915 e meu bisnonno è di 1923, não possiamo descartar esta hipotese, em poche parole são parentes ( talves de segundo grau muito distante, caso sejam da mesma região da Italia), mas são duas arvores genealógicas separadas ... Mi dispiace

    Mas, obrigado por ter lido o meu blog, sinta-se a vontade de ler quando quiser, pq eu continuo a busca de informaçoes sobre mia famiglia e curiosidades sobre a Italia.

    A presto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grabrieli, Me chamo Bruna e estou tentando formar minha arvore e possuo bisavô João Maria Salin Girardi, gostaria de saber se possui alguma ligação, sou do Paraná. Desde já agradeço

      Excluir
  9. Navegando na Internet cheguei ao teu Site Geografia do meu Caminho.
    Trabalho bonito e que certamente deve ter dado muito serviço.
    É sempre um prazer andar no assunto "Genealogia"
    Sempre achei que genealogia e cachaça tem parentesco. Vicía.

    Por parte de mãe, também sou Girardi, Josefina.
    Pesquisei muitos anos esse sobrenome. Agora estou meio aposentado.
    A última compilação que fiz em 1.995, registrou 3800 descendentes. incluindo os parentes não cosangüineos (aquele que casou com um ou uma Girardi)
    Se houver interesse em troca de informações/experiencias, fico no aguardo.
    Abraços
    Valdemar Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc tem informações de Marcelo Girardi, casou se com Emma Marchesan e juntos tiveram 3 filhos,Ada, Plínio e Irma.
      Cleberloock@hotmail.com. Desde de já agradeço.

      Excluir
    2. Carissimo, somos em muitos no mundo.
      Tem Girardi's, no Brasil, Argentina, Uruguai, nos Estados Unidos.
      Somos um povo do mundo :D

      Excluir
  10. Saudações Prezada Gabrieli,
    Me chamo Claudinei Girardi e moro em Campo Bom no estado do Rio Grande do Sul - Brasil.
    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pela iniciativa deste fórum, sempre tive muita curiosidade pela busca genealógica de nossa família e aqui achei tantas outras pessoas com o mesmo intuito.
    Bom, falando um pouco do que sei sobre nossa trajetória genealógica até aqui, me recordo que desde pequeno minha avó Edeltrudes Alves Girardi que nasceu na cidade de Maquiné também no Rio Grande do Sul em 1922 e foi casada com Emílio Girardi meu avo, filho de meu bisavô Joanin Girardi que por sua vez era filho de Antonio Nicoli Girardi que era Italiano nato.
    Minha avó sempre contava as histórias dos navios de imigração pelo qual chegaram seus antepassados aqui no estado, mas não sei exato aonde aportaram. Porem existe aqui no Rio Grande do sul grande numero de descendentes de imigrantes Italianos, principalmente na região da Serra entre as cidades de Caxias, Garibaldi e Bento Gonçalves onde inclusive existe um museu interativo dedicado a contar a história dos imigrantes (www.epopeiaitaliana.com.br). Bom, se puder retornar ficarei muito feliz em manter contato. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buogiorno Carissimo
      Desculpa o atraso… atrassisimo kkk
      Obrigado. Quando escrevi a minha historia, era pra tentar, encontrar outros como eu assim, pra tentar juntar os pedaços do quebra-cabeça. Essa historia de porto é bem complicado, porque o mesmo navio, parava em mais de um porto e muitas vezes os imigrantes nao vinham registrado o nome do navio. Mas, agradeço o site que compartilhou com nòs.
      In bocca al luppo.

      Excluir
  11. Boa tarde Gabriela. Sou Fernando Otone Girardi, filho de Ernesto Girardi. Tanto eu como o meu Pai,nascemos em Muçum RS,meu avo como eu chamava-se Fernando Girardi, ele nasceu no dia 6 de agosto de 1889.Por sua vez meu avo era filho de João Girardi e de Joana Bassoto Girardi. Li o seu blogue e tentei encaixar o Sr. João Girardi que vc se refere no João Girardi pai de meu avo. Mas existem tantos pontos discordantes que acho sejam pessoas diferentes, muito embora tenham mesmo nome é sobrenome. Para começar meu avo nasceu em Garibaldi RS, conforme título de eleitor de 1945 que tenho comigo e vou anexar aqui. Como vc já investigou um bocado sobre a família gostaria de sua opinião sobre estes fatos. Se puder contar contigo ficarei imensamente feliz. Um abraço. Pode me contatar tbm pelo e-mais fernandootone@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olà… Peço mil desculpas pelo atraso. Agora, tentamos esclarecer algumas coisas, o sobrenome GIRARDI, é igual Silva nao Brasil, é cheio :D
      Tem uma cidade pequena, perto da cidade onde eu moro, que é quase 100% Girardi. Damos este exemplo: Um casal tem 10 figlio (5 maschi e 5 femmine) quando estes 10 filhos se casam, sò os filhos dos Girardi Maschi pegam o nome ( Lei Italiana, que pra sorte das maes mudou o ano passado, agora os filhos pegam ate o sobrenome da mae). E cada vez que tinham um filhos maschio passavam o nome pra frente. Depois, tinha a historia casavam entre primos, multiplicando sempre os Girardi's :D Muitas vezes em Brasil chegava uma familia com filhos, ou acontecia, que vim primeiro dois filhos homens e depois vinha o restante da famiglia ( nao era sempre, os ansioes ficavam em italia e muitas vezes as filhas.) Assim por diante. OU acontecia, que vinham primos, e assim formavam ja duas familias diversa. Com bem sabe, no Brasil depois da guerra o governo pagava as familias pra terem filhos, era um modo de popolar a naçao, por isso que as familias tinham 10, 12 ate 20 filhos. Agora naquele que se diz do nome, Joao (Giovanni) Valentin Jose (Giuseppe) Franco, Franscesco, Antonio, Filomena, Plina, ALbertina, Maria, Ana (Anna) Teresa e assim por diante , sao nomes muito comuns, se usa tanto hoje ainda. Pra ter uma idea aqui na italia alguns anos atras era comuns colocar Alessandro ou Laura como nome, agora è cheio. POr isso tento conselhar de controlar a data de chegada em italia, pra ver se sao iguais.
      Espero per ajudado.
      Mas uma vez desculpa pelo atraso.

      Excluir
  12. Boa tarde, sou João Carlos Girardi
    Pai: Antonio Luiz Girardi DN 29/01/1939
    Avô: João Baptista Girardi DN 19/07/1916
    Bisavô: Pedro Girardi
    Então, desse Pedro Girardi, pai de João Baptista que não tenho informação ainda. Estou iniciando pesquisa e gostei muito do blog. Se tiver alguma informação, agradeço. Abraço.
    jc.girardi@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Sou Cristiano Girardi.
      Pai: Silvino Girardi DN
      09/03/1950
      Avô: Ângelo Girardi
      Bisavô: Pedro Girardi, É até onde sei . Se Ângelo era irmão do seu avô. Partimos da mesma árvore genealógica

      Excluir
  13. Olá a todos procuro informações sobre Marcelo Girardi, casou se com Emma Marchesan e juntos tiveram 3 filhos , Irma,Plínio e Ada . Agradeço imensamente Qualquer informações q indique seus descendentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Carissimo
      Qualquer outra informaçao, como ano e navio???
      Assim é mas facil, de se encontrar no mundo.

      Excluir
  14. Cleberloock@hotmail.com pode entrar em contato pelo e-mail . Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Ola bom dia estava lendo a história da Familia Girardi muito linda e parabéns A todos..Sou filha de Adelina Dorini(em memoriam) neta de Paulo Dorini e Maria Cavichion Dorini (ambos em memoriam) estou a procura da historia ou alguma informação dos meus bisavós Luiz Dorini e Dominga Dorini pelo q eu seu dos meus tios que tem alguma ligação com a Familia Girardi se alguem souber e poder me ajudar nas buscas eu agradeço muitíssimo

    ResponderExcluir
  16. Eu sou bisneto da Rosa, filha do Giovanni.
    Alguém da família já tirou a cidadania italiana pela Lei Materna (Lei de 48)?
    Se alguém puder ajudar, meu e-mail para contato é tdantas88@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Giovani Girardi, irmão da minha vida Anna?
      Muito prazer.

      Excluir
    2. Ciao Carissimo..
      Posso so confermar, que se sao nascidos antes 01/01/1948 nao tem direito a cidadania. ( aqui falamos da italiana no ano 1948 e veio pro Brasil) os descendente italiano nascidos 1948 no Brasil conta o primeiro italiano que chegou.
      Giovanni é o italiano que chegou em Brasil, certo??? se Rosa nasceu em Brasil é brasileira, mesmo que tenha sido battesata em igreja com nome e sobrenome italiano, era no territorio brasileiro, significa que a lei do 48 nao te toca. So se o seu pai ( Giovanni) tenha dato a cidadania a ela, coisa muito dificil.
      Todos os nascidos depois 01/01/1948 posso ter a cidadania traquilamente e conseguem.
      Ok..
      A presto.

      Excluir
  17. Oi Gabrieli! Td bem? Sou filha de Olacir João Girardi, que é filho de Angelo Girardi (tua inf.está com erro de grafia, ou seja, é Angelo e não Angela Girardi).Meu tataravô é João Girardi, e do seu casamento com Maria Pauleti nasceu meu nono Angelo Girardi, que teve 7 filhos, entre eles meu pai Olacir João Girardi.Fico muito feliz em encontrar uma parente da nossa descendência e que também está em busca de reconhecimento da Cidadania Italiana.Para isso podemos unir esforços por que há mais primos/irmãos que também tem o mesmo objetivo, reduzindo custos dessa busca de documentação e de direito. Fico a disposição para maiores esclarecimentos e espero um dia nos encontrarmos! Atualmente moro em Santa Maria/RS, caso tenha interesse em nos visitar. Grande Abraço! Andresa Girardi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também quero fazer a dupla cidadania, já conseguiram juntar alguma documentação?

      Excluir
    2. Buongiorno Cara. Molto Piacere Andresa.
      Agora depois olho o documento com muito atençao, pra verificar o meu error, porque eu recebi uma lista da prima da minha mae, que trabalha na prefeitura de Lagoa Vermelha - RS, talvez, entendi mal a escrita, sabe como é, uma vez escriam, de uma forma pouco legivel :D.
      Obrigado mesmo assim.

      Excluir
  18. Estou um tanto confusa com meu e-mail, por isso preciso verificar. Tenho um mais comum de uso bet-yete@hotmail.com que está ligado ao Facebook.
    Mas ao asaao assunto: meu tataravô o senhor Giuseppe Girardi nascido em 1833 chegou ao Brasil em 09 novembro de 1894 acompanhado de sua esposa Pasqua e seus filhos Giacomo 18 anos, Giovani 15 anos, Giuseppe 13 anos Anna 11 Antônio 8 anos, Ângela 6 anos, Filomena 4 anos, Domênica 1 ano, Ângelo 1 1/2. Passageiros do Vapor Colombo procedentes de Gênova para Hospedaria Horta Barbosa em Juiz de Fora MG.
    E aí, algum parente presente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Carissima/o.
      Desculpa nao sei seu nome e desculpa o atraso. Nao posso te confermar que o Sg. Giuseppe Girardi seja o nao parente do meu Valentin Girardi. Como tentei explicar em precedencia a um outro sg. quando eles começaram a fuga da Italia, muitas vezes vinham primeiramente os primogenitos, ou primos e em alguns casos famiglie intere. E quando chegavam em Brasil, de um ano pro outro tinha sempre o problema de nao se encontrarem e pararem em portos diferentes. Salvo os casos, que vinham jà com os contratos pra trabalhar na Fazendas de cafè no centro, centro oestre e nodeste do Brasil. Conheci um senhor aqui na Italia que me disse, que tantos italianos que foram para o sul, na verdade a destinaçao final era a Argentina. Tanto que na Argentina tem um mundo de Girardi's.
      Mas, se posso ser sincera, o senhor/a é muito mas avante de me, porque tem o nome do Vapor, sabendo desta informaçao conseguirà com os arquivios historicos do Rio de Janerio, do onde em Italia eles sao partidos e assim entrar em contato com as paroquias para conhecer melhor a sua origem ou no caso de cidadania.
      Espero ter te ajudado.
      In Bocca Al lupo.

      Excluir
  19. Pois é: rntae fica assim: se você tiver um bisavô ou bisavó com os nomes abaixo , somos parentes!
    Não é bom demais!
    Eu, bisneta de Anna Girardi, que faleceu em 1962 na cidade Patriarca em São Paulo quando eu tinha dois anos deidade. Ela tem 8 irmãos e se vc for bisneto de um deles podemos trocar informações!
    Giacomo Girardi
    Giovani Girardi
    Giuseppe Girardi
    Antônio Girardi
    Angela Girardi
    Filomena Girardi
    Domênica Girardi
    Angelo Girardi.
    Houve um dia que encontrei um bisneto do tio Antônio em São Paulo na CIP acabamos perdendo o contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buongiorno!!!
      A tua msg me fez rir. Esta lista de nome, existe os nomes mas comuns em italiano. Significa, que mesmo que a minha trisnonna si chamava Anna Girardi que chegou em 1893 em Brasil direta da Vicenza, seja a mesma Anna de outra pessoa. Aquilo que quero que voce entenda, pra conseguir encontrar parentes, tenta colocar mas caracteristicas dos primeiros Italianos, como ano de chegada e navio, assim vai ser mas facil.
      Um forte abraço.

      Excluir
  20. Ah! Meu nome Elizabete, estou ligada às famílias Girardi,Piveta, Coradini, Conceição, Freire, Santos e Silva.😘
    Lindo ne!!!!
    Nossa quanta gente pra eu poder nascer!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ehhhh Carissima Elizabete, e temos que agradecer a este povao todo, por a gente estar aqui. Bem eu sou da raiz, Girardi, Rupulo, Furino, Cittadella, Godoi, Lemes, Oliveira :D Entre Italianos, espanhos e portuguese eu vim ao mundo.
      Un forte Abbraccio

      Excluir
  21. Quem criou este site? Incrível! Acredito que sou tataraneta do João Girardi e Maria Pauletti. Alguém já se interessou e conseguiu alguma documentação pra dupla cidadânia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh! Já estava esquecendo, sou do Barracão, se alguém se interessar em nos visitar ficaremos felizes em receber! Podemos visitar os Túmulos do João Girardi e Maria Pauletti.

      Excluir
    2. Buongiorno Delle lontane terre…..
      Desculpa o atraso pela resposta, mas, com muito atençao e dedicaçao responderei a cada um. Desculpa nao sei o seu nome, mas posso te garantir que somos parentes :D Agora respondendo a tua pergunta, Sim! eu… quando vim pra Italia vim com todos os documentos ou quase, pra conseguir a cidadania. Quando cheguei aqui na Italia, recebi um banho de agua fria. Te explico: Me disseram que existia um limiti de generaçao ( que nao é vedade), mas, pra comprovar a conexao entre Brasil Girardi e Italia Girardi, tem que encontrar aqui nas igrejas os documentos de batezado e casamento, so que no periodo da Guerra muitas igrejas foram destruidas e assim, se perderam ate os nossos documentos…. Eu procurei em todos os angulos de Vicenza, mas proprio da nossa famìlia nao se encontra mas nada. Desculpa.
      Mas aceito o convito, tenho que ir a Barracao, e conhecer a cidade onde nasceu o meu avo Antonio Girardi, bisneto de Valentin Girardi. Quando irei pro Brasil darei uma passadinha alì.
      In Bocca Al lupo per tutto.
      Boa Sorte em tudo.

      Excluir
  22. Eu sou Luiz Carlos de Oliveira Girardi filho de Afonso Girardi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buonasera!!!
      Agora o nome nao me é estranho, mas se pode dar mais informaçoes, talvez podemos chegar da alguma parte :D

      Excluir
  23. Sou de SP e meu bisavô máximo Girardi,tbm chegou ao Brasil de navio ,li alguma coisa nos comentários que alguém tem o seu nomes dos passageiros será que consegue me confirmar? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Carissimo/a
      Desculpa a demora. Agora em alguns casos, as pessoas, desciam dos navios com os passaportes e as passagens em maos, pra fortuna de nòs descedentes :D POis tinham alguns portos eram desorganizatos, registravam os nomes e a idade do imagrante mas nao o navio. No meu caso, nao consigo encontrar o navio ( parece um fantasma), o meu pior azar que + ou - 15 anos atras quando comecei, a juntar os documentos, minha avò me deu uma triste noticia, que tinham encontrato um bau velhos cheio de documentos, ate os passaportes da Italia, mas tinham colocado fogo $&%$
      Pra encontrar o navio começamos, com o Rio de Janeiro, depois Sao Paulo enfim POrto Alegre, nos sites dos arquivos historicos, sao bem fornidos e se voce tem o ano de chegada, serà metade da estrda feita. OK.
      Espero ter te ajudado.
      Un forte Abbraccio

      Excluir
  24. Me chamo Isabel Cristina Giraldi filha de clarCla Giraldi neta de antoAnt giraldG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Carissima…
      Qualquer outra informaçao. So assim sou um pouco perdida.

      Excluir
  25. OLA SOU FERNANDO ONOFRE GIRARDI ...FILHO DE ONOFRE GIRARDI E MINHA AVÓ E AMÁBILE GIRARDI . ONDE MORAVA EM SANTA CECÍLIA (RS) NO MUNICÍPIO DE TAPEJARA . ONDE FILHOS VIERAM MORAR EM PASSO FUNDO .. GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM TEM A ÁRVORE GENEALOGICA DA MINHA FAMILIA .. FAVOR ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro sig. Fernando Girardi.
      Se o senhor quizer entrar em contato com o museo da imigraçao italia a Porto Alegre o com o consulato Italiano sempre a POrto Alegre. Alì ele te poderao dar uma mao, o sg. terà so que dar o nome do primeiro italiano que chegou no Brasil, o ano e se possivel o navio.
      Penso que consegui ajuda :D
      In bocca al Luppo

      Excluir
  26. Minha esposa se chama Deise Teixeira GERALDO. Acabou de descobrir que o GERALDO foi o abrasileiramento de GIRARD. Seu bisavó se chamava Marcello Girard. Chegou ao Brasil em 1895, vindo de Vicenza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buongiorno Linderval. Agora este problema era muito comum quando chegava os italianos em Brasil, porque eles nao falavam o portugues e o pessoal do porto tinham dificuldade de entender a pronuncia dos nome, isso porque muitos tinham medo de mostrar o passaporte italiano, mas nao significa que nao consiga provar a origem. Agora o sobrenome Girardi tem muitas raizes. Girardi, Gerardi, Geraldi Ghirardi( Este è o original Austriaco) assim por diante. Perguntas importantes: Era di Vicenza, ou de uma cidade de Vicenza ( Vicenza é cidade e Provincia com 114 cidades menores). Exemplo: no documento dos meu parentes dizia que eram de Vicenza e descobri que era da cidade de Conco, provincia de Vicenza ( sempre a mesma coisa, mas pra cidadania é mas facil se identificar). 1895 em que NAvio?? POrto?? So com estas informaçoes consegui ter uma pesquisa mas precisa. Agora voltando ao sobrenome da sua esposa. Se ela quizer, uma vez conferta a origem italiana, pode pedir no Tribunal em Brasil de mudar o sobrenome de GERALDO a GIRARD, assim sarà mas facil de convencer as autoridades italianas da origem :D

      Excluir
  27. Olá. Eu me chamo Cleusa Teresinha Girardi, Filha de José Girardi, neta de Fortunato Girardi e bisneta de João Girardi e Maria Pauletti. Só sei até ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buongiorno Cleusa. Que prazer em dizer que somos parentes :D Bem sou na linhagem do primeiro casamento do sg. Joao Girardi ( Joao Girardi < tataravo> - Valetin Girardi < Bisavo> - Antonio Girardi < Avo> - Zeni Girardi < madre>) Neste caso voce é prima da minha madre, somos primas de segundo grau. Que mundo pequeno nao?!
      Foi um prazer em conhecer.
      Stato un piacere in conoscerti.

      Excluir
  28. BUOGIORNO A TUTTI…
    Quero primeiramente agradecer a todos que me escrevem e desculpa o atraso pelas resposta, nao me estava chegando na e-mail e depois fiquei um periodo sem computador. Agora volte pra ficar, se posso ajudar, ajuderò com muito prazer.
    VI DEIXO O MEU FORTE ABRAçO E UM BEM VINDO

    ResponderExcluir
  29. Gabriel, boa noite. Me fixei no nome de seu nono, Antonio Girardi. Minha nona chamava-se Rosa Girardi ou Giraldi e morava em Minas Gerais antes de se casar. Vc sabe se algum ramo da família foi parar em Minas, ou podem ter havido outros Antonio Girardi vindo para o Brasil?

    ResponderExcluir
  30. Boa noite GIRARDI ´s
    Fico contente quando se fala de genealogia. É um pequeno vicio que não posso e não quero largar. Minha esposa vem das Famílias FAVERO e Dall´Asén e eu de Dallagnol e Girardi. É uma festa. Fiz arvores genealógicas dos quatro ramos. Falo agora do ramo Girardi. Esses cadastrei 3.800 parentes. Cheguei a 4.200 e acabei perdendo um pedaço. Eu sou Valdemar Antonio e minha esposa Lourdes. Meu pai Ernesto Dallagnol e minha mãe Josephina Girardi. O meu nono é Andrea Girardi e Elisa Savi, meu bis avo é Paolo Girardi e Cattherina Bertuzzi. Meu tris nono é Andrea Girardi e Maddalena Elisabhete Passuelo, o meu quadriavô é Paolo Girardi e Domenica Bonato, Giovanni Maria Girardi e Maddalena Colpo, Paolo Girardi detto Rosa e Maddalena Poli, Giovanni Maria Girardi e ..., Paolo Girardi e ..., e Carlo Girardi e ...

    ResponderExcluir
  31. Olá eu sou Isabele girardi filha de Alessandro girardi neta de Antônio girardi

    Sou de bagé meu pai veio de três de maio filho de Antônio com Isabel ele tem 2 irmão os dois homem e tem 5 filhos de 3 casamentosem, 1 do primeiro ,3 do segundo ,1 do terceiro .

    Eu sou a mais velha com 18 do segundo casamento junto com minha irmã com 17 e um irmão com 15 tem a mais velha com 22 do time iro casamento e o mais novo do terceiro casamento com 4

    Meu pai esta com 47 anos meu voto morreu a 18 anos atrás com 52 com problemas no coração.

    Tenho tenho 5irmãos,(1-da minha madrasta do primeiro casamento dela 8anos) 2 primos ( 1-do primeiro casamento da esposa do meu tio).

    ResponderExcluir
  32. Oii não sei se ainda olham aqui… mas me chamo Tainá a filha da Elenita a caçula última filha a 26 do Valentim Girardi.

    ResponderExcluir
  33. Olá! Sou Franciele Girardi, filha de Maria do Carmo Girardi, neta de Pedro Girardi e bisneta de João Girardi.
    Minha mãe é natural de Barracão - RS, e visita com frequência a localidade de Paiol Grande, onde passou boa parte de sua infancia.
    Estou em busca das documentações para inicia do processo de cidadania Italia. Se alguém tiver algo para enviar, será muito bem vindo.
    francy_girardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. ANGELA GIRARDI, Dom Pedrinho/SC -

    ResponderExcluir
  35. uma das filhas: Ersília Rosa Girardi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas